POR TRÁS DAS CORTINAS
Atrás das cortinas a Baixada Santista reserva espetáculos para todos os públicos. Teatros tradicionais oferecem ótimas opções lazer
Por Carina Seles
Jovem e esquecido - Descendo em direção à praia santista, vemos construções ricas em detalhes, prédios novos e mais conservados. Ou quase. A simples e cinza entrada do Centro Cultural Patrícia Galvão, mais novo do que os anteriores – da época de 1920 – dá a impressão de um local esquecido, assim como o centro da cidade. As luzes do grande teatro que compõem o centro dificilmente ficam acesas.
De segunda a sexta, o local composto pelo Teatro Municipal Brás Cubas, o teatro Rosinha Mastrângelo, o renovado Miss (Museu da Imagem e do Som), que frequentemente recebe as oficinas Querô, a hemeroteca Roldão Mendes Rosa – Espaço Lydia Federici, que arquiva mais de 150 mil recortes de jornais e revistas do século passado, oferece à população santista cursos voltados às áreas de dança e cinema.
Seu teatro não possui luxo. É perceptível que suas cadeiras e paredes precisam de uma restauração. O palco, frequentemente dá rangidos e estalidos quando os atores andam com um pouco mais de vigor. Parece cansado.
Porém, ao olhar nos andares acima do centro cultural, vemos vida. No terceiro andar, funciona o Rolidei Teatro Café, que abriga a Associação Projeto Tam Tam, e, às sextas e sábados, o único espaço que abre as portas para os jovens dançarem e refletirem sobre a vida, pois o dinheiro arrecadado com a balada alternativa é encaminhado ao projeto que busca agregar pessoas com necessidades especiais à cultura e à arte.
No Rolidei, além das pessoas se divertirem com música ao vivo regada ao som de MPB de qualidade, os atores que trabalham no pequeno espaço fazem curtas cenas teatrais, atraindo mais de 200 pessoas por final de semana. Com textos vindos do gênero Teatro do Absurdo, eles conseguem implantar uma interrogação na cabeça de cada um. As cenas geram reflexão, pois – assim como a arte moderna – instiga a pensar. Pensar que cada R$ 10 de entrada pagos são direcionados a pessoas portadoras da Síndrome de Down, por exemplo. Pessoas especiais que vivem sua vida com alegria, pois também atuam nas cenas e peças com maestria, diferente de tudo o pensado para uma balada comum.
Um andar acima, aulas de ballet clássico são ministradas diariamente a meninas de sete a 14 anos. Os pés cheios de calos e talco denotam que a aula é cansativa, porém prazerosa.
O Teatro Municipal parece respirar com dificuldade, mas há pessoas que admiram o local por sua história. O professor de dança de rua e atualmente de expressão corporal, Cláudio Rubens, afirma que a cada dia há uma nova lição aprendida. “É uma honra trabalhar aqui. Eu já fui aluno, agora posso passar o que aprendi para as crianças, tanto na área de dança de rua, quanto na área de expressão corporal para o teatro”, afirma.
Sobre a restauração do Teatro Brás Cubas, a prefeitura de Santos ainda não nos respondeu, até o fechamento desta edição.
Beleza na Praia
Longe do centro santista, Praia Grande abriga um palácio com fervor cultural. O Teatro Serafim Gonzalez, em homenagem ao ator santista que faleceu em 2007, situa-se no Palácio das Artes, um complexo cultural construído no final de 2008. Com seis mil metros quadrados, o local possui um amplo espaço, com a sede da Secretaria de Cultura da cidade, espaço para eventos com 943 metros quadrados, o Museu da Cidade, a Galeria de Arte Nilton Zanotti e o próprio teatro, com capacidade de 530 assentos.
A estrutura do espaço possui uma bela fachada, com ares neoclássicos e contemporâneos. O destaque, logo de entrada, é o lustre, igual ao dos castelos luxuosos, com mais de dez mil imitações de diamantes cravados em sua estrutura, além de 120 lâmpadas. Segundo a chefe de Ação Cultural, Lourdes Marzolek Bueno, o adorno homenageia o famoso filme O Fantasma da Ópera.
No andar superior, o Museu da Cidade apresenta um mix de atrações multimídia, com televisores com informações da cidade, computadores interativos, documentos e fotos antigas da Seção de Arquivo e Memória da cidade. Logo à frente, a galeria de arte realiza mostras itinerantes, de artistas nacionais e internacionais, dos mais variados tipos de artes visuais.
O Foyer Graziela Diaz Sterque é a passagem utilizada para a chegada à platéia da sala de espetáculos. O local, com uma de suas paredes compostas de vidro, nos dá a vista da Mata Atlântica. Há uma exposição permanente de cerâmica marajoara, pertencente ao acervo de Graziela, figura importante para a cultura da cidade.
Quer Conhecer?
Confira outros teatros na Baixada Santista:
Santos – O Teatro do Sesc sempre traz a Santos espetáculos inéditos, de dança, música e teatro. Funciona de terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Informações 3278-9800. Fica na Rua Conselheiro Ribas, 136.
Teatro Coliseu – Rua Amador Bueno, 237, Centro – Santos/SP. Atrações aos finais de semana e especiais ao longo da semana. Informações 3226-8000.
Teatro Guarany – Praça dos Andradas, 100, Centro – Santos/SP. Atrações de segunda a sábado. Informações 3226-8000.
Teatro Brás Cubas – Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias – Santos/SP. Aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h. Informações 3226-8000.
Cubatão – O Teatro do Kaos foi fundado em 1997 e é considerado Utilidade Pública Municipal. Funciona na Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34, no Largo do Sapo. Era uma casa antiga, semi-destruída. Foi restaurada para abrigar o teatro, seguindo os critérios de preservação do patrimônio histórico. Informações 3362-0847.
Mongaguá – No Espaço Cultural Vera Cruz são realizadas oficinas de teatro, pintura em tela, desenho, dança de rua, violino, entre outros. Informações pelo telefone 3507-5477 ou no local à Avenida São Paulo, 3465.
São Vicente – O teatro Municipal da cidade encontra-se, no momento, em construção com inauguração prevista para ano que vem. Avenida Capitão Luís Pimenta, ao lado do Centro de Convenções da cidade, no Parque Bitarú.
Guarujá – Guarujá possui o Teatro Municipal Procópio Ferreira na Avenida Dom Pedro I, 350, no bairro Enseada. Informações 3387-7016.
Praia Grande – Palácio das Artes – Avenida Costa e Silva, 1.600, bairro Boqueirão – Praia Grande/SP. Funcionamento ao público de terça a sábado, das 14h às 18h.